O termo compliance significa “estar em conformidade com”, obedecer, satisfazer o que foi imposto, comprometer-se com a integridade. No âmbito corporativo, uma Organização “em compliance” é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicar princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preserva ilesa sua integridade e resiliência, assim como de seus colaboradores e da Alta Administração.
O compliance tem a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos com uma empresa estejam de acordo com as práticas de conduta da mesma. Essas práticas devem ser orientadas pelo Código de Conduta e pelas Políticas da Companhia, cujas ações estão especialmente voltadas para o combate à corrupção.
O desenvolvimento das ações de Compliance se baseia nas seguintes estratégias e ações:
- Avaliação da empresa e seus processos com vistas ao planejamento de ações de Compliance em consonância com as políticas da empresa;
- Suporte na identificação e na consolidação dos princípios e valores éticos da empresa, auxiliando a estruturação de Códigos e Comitês de Conduta, de Processos e Política da empresa;
- Análise das perspectivas e riscos – financeiros, legais, operacionais, tecnológicos, estratégicos, de imagem, entre outros, de acordo com as particularidades da atividade empresarial;
- Acompanhamento e adequações para a implementação dos processos internos de acordo com as políticas e valores da empresa, nas práticas comerciais, na gestão da informação e do ambiente de trabalho, no relacionamento interno e com terceiros, práticas de combate à corrupção, proteção à privacidade e proteção à imagem e aos objetivos da atividade;
- Orientação aos funcionários e parceiros da empresa;
- Acompanhamento e reavaliação periódica do programa;
- Diagnóstico e adequação da empresa à Lei Geral de Proteção de Dados e reavaliações periódicas;
- Relatórios de desempenho, atendendo exigências internas e de agências reguladoras, propiciando a certificação da empresa.